Serão explicados para quais finalidades e processos o BIM será empregado na Makasí.
Por meio do emprego da metodologia BIM garantiremos assertividade das informações de um projeto, estimativa de custos precisa e realista e planejamento para execução da obra. Para chegar ao resultado ideal que a Makasí precisa, faremos uso dos modelos BIM para algumas das finalidades.
Para mais informações a respeito do processo BIM e como a Makasí organiza as informações, documentos e processos, consulte o BIM Mandate.
Separamos na sequência os usos e responsabilidades de cada parte no processo.
Projetistas parceiros:
- Concepção do Modelo: Modelos BIM de todas as disciplinas, contendo todas as informações necessárias para a correta execução do projeto. O modelo arquitetônico deverá ser feito a partir de nossa Biblioteca de Elementos do Revit.
- Coordenação do Modelo: Feito a partir dos projetos dos parceiros, utilizando ferramenta de sobreposição de modelos para análise de interferências.
- Criação da documentação da construção: Uso de ferramentas BIM para criação e envio da documentação de projeto na íntegra.
Makasí:
- Revisão do Modelo: É feita com base nos feedbacks dos envolvidos, requisitos iniciais de projetos e premissas Makasí.
- Estimativa de Custos: O principal e mais importante uso dos modelos BIM para a Makasí, onde serão extraídos quantitativos para estimar os custos da obra. Toda a modelagem é orientada de forma a atender esse uso da melhor forma possível.
- Concepção do modelo 4D: Uso do modelo BIM para gerar o planejamento e acompanhamento de obra.
São diversos os usos que podem ser incluídos ao longo do processo de projeto, mas o maior objetivo da Makasí com os modelos BIM é uma estimativa de custos precisa e um correto planejamento de obras. Várias das decisões sobre o como modelar e organizar as informações ocorreram em função desse objetivo, portanto, entender essa necessidade é a chave para entender o porque fazemos da forma que fazemos.