Nova funcionalidade para comunicar problemas e imprevistos durante a sua obra.
O que são as Ocorrências?
As Ocorrências são chamados criados para comunicar algum problema ou situação que esteja ocorrendo no empreendimento, a fim de que tudo seja documentado e compreendido se haverá ou não riscos na data de entrega da obra.
As Ocorrências podem gerar necessidades diversas de tratamentos, como ajustes em execução de alguma tarefa, ou algum plano de tratamento para mitigar o atraso de uma tarefa, ou até mesmo, caso extremamente necessário, alterar ou adicionar contratualmente alguma informação ou acordo.
Essa funcionalidade foi criada para que nossos parceiros construtores e a Makasí possam ficar resguardados de toda e qualquer situação que ocorra, trazendo autonomia e transparência na execução da obra e pró-atividade em planos de tratamentos que auxiliam na mitigação de riscos.
Como usar as Ocorrências?
Ação 1: Criar uma ocorrência
- Por onde acessar?
A ocorrência pode ser criada a partir do botão de três pontinhos na parte superior direita da tela de Ocorrências. - Introdução para iniciar:
Essa tela é informativa para você entender o que é a ocorrência. Para ficar entendido que é uma solicitação encaminhada ao time da Makasí, e não uma abertura automática de ocorrência. - Passo 1 - Comunicando a situação:
No primeiro passo você deve preencher 2 campos. O primeiro é para entendermos o que afeta ou pode afetar na obra. O segundo é um campo para você descrever detalhadamente a situação. Não se preocupe no tamanho do texto, esse é o momento para usar ao máximo as palavras que comuniquem o que está acontecendo, se algo está atrapalhando, se está tendo problemas com fornecedores ou prestadores de serviços, ou até mesmo se houve alguma confusão ou atraso na execução. Não economize palavras. - Passo 2 - Enquadramento do contexto:
Neste segundo passo você precisa escolher uma situação que mais se enquadre no que você descreveu anteriormente, para que a gente tenha o máximo de insumo possível para avaliar a sua solicitação. E, também, para que você possa visualizar qual a possível indicação de tratamento que irão indicar caso aprovem a ocorrência. - Passo 3 - Acordo dos termos:
O terceiro passo é para, novamente, enfatizar que a ocorrência criada será avaliada pelo nosso time de especialistas na Makasí e sendo aprovada, ela exigirá tratamentos acordados.
Ação 2: Acompanhar uma ocorrência
- Listagem de Ocorrências
Ao clicar em Ocorrências na sua Ficha da Obra, será apresentado na tela uma listagem de ocorrências já criadas. Essa listagem mostra um número identificador dessa ocorrência, o seu status atual, data de criação e uma prévia da descrição informada na criação. Para visualizar detalhes e acompanhar o que está acontecendo, é só clicar na ocorrência desejada. - Status: Aguardando
Aqui significa que a sua solicitação foi criada e todos os detalhes estão registrados nessa linha do tempo. Agora você só precisa aguardar o time Makasí analisar a solicitação. - Status: Aberta
Aqui significa que a sua solicitação foi aprovada internamente e foi dada como aberta para iniciar o estudo do melhor plano de tratamento.
Caso alguma informação da criação (status: aguardando) seja editada pelo time Makasí, ela será mostrada na linha do tempo no campo intitulado “Alterações de campos para”. Do contrário, não irá aparecer este campo e tudo se mantém.
Aguarde os próximos passos. - Status: Em tratamento
Aqui significa que os especialistas da Makasí já estudaram e entraram em contato com os responsáveis da obra para executarem um plano de tratamento para essa ocorrência. - Status: Tratada
Aqui significa que o time da Makasí já entrou em acordo com você e definiu em quanto tempo será feito o plano de tratamento indicado na etapa anterior e um número de dias que irá atrasar o prazo de entrega da obra. Agora é com vocês cumprir o plano e períodos combinados para mitigarmos ao máximo esse risco. Contamos com você e sua construtora! - Status: Cancelada
Aqui significa que a sua solicitação foi recusada e foi dada como cancelada com um comentário explicando o motivo.
FAQ - Dúvidas frequentes
- Como eu sei se a ocorrência que eu criei foi aprovada?
Para saber se foi aprovada você precisa acessar a tela de ocorrências, procurar pela ocorrência desejada e visualizar se o status está como Aberta. - Quando a ocorrência for aprovada, o que devo fazer?
Não se preocupe! Todas as informações do que será necessário fazer estão apresentadas na sua linha do tempo da ocorrência. Caso tenha dúvidas, acesse as descrições das ocorrências na nossa central de ajuda para entender tudo detalhadamente. - Não preciso mais continuar com a ocorrência pois já consegui resolver antes do prazo dado. O que devo fazer?
Se a sua ocorrência ainda estiver com o status ‘Aguardando’, procure um de nossos especialistas da Makasí que você tenha contato para explicar e solicitar um cancelamento. Mas lembre-se: essa explicação precisa ser justificada e comunicada para que o time possa ANALISAR se isso poderá ser feito.
Se a sua ocorrência estiver com os status ‘Aberta’ ou ‘Em tratamento’ ou ‘Tratada’, não será possível cancelar a ocorrência. A nossa tecnologia de análise de risco depende dessa aprovação ou cancelamento para poder gerar os insights de acompanhamento e progresso do empreendimento. Então, a partir do momento que já foi alterado o status de ‘Aguardando’ para algum desses status supracitados, não é possível realizar o cancelamento.