Conta Inteligente

Nova funcionalidade para receber valores de medições e realizar pagamentos via Pix de sua obra

 

Data de lançamento: dd/mm/aaaa


O que é a Conta Inteligente (C.I.)?

A Conta Inteligente (C.I.) é uma conta digital da Makasí criada para facilitar a conciliação de pagamentos com a EAP de sua obra de forma automática e inteligente. Com o seu uso é possível visualizar projeções de resultado e fluxo de caixa, e possibilita acesso a outros produtos financeiros direto da conta.


A C.I. é a primeira conta bancária 100% dedicada a incorporadores e construtores. 


As primeiras funcionalidades da C.I. lançadas são: 

  • Transferências Pix
  • Pagamentos de boletos
  • Classificação dos custos

Pré-requisitos:

Para poder utilizar a Conta Inteligente é preciso:

  • Ter uma obra cadastrada na Makasi;
  • Ser uma PF ou PJ com score positivo de acordo com os critérios Makasí;
  • Celular com internet;
Para PF: (link de docs/forms) Para PJ: (link de docs/forms)
  • Nome
  • Data de nascimento
  • E-mail
  • Documento CPF
  • Razão Social
  • Data de fundação
  • E-mail
  • Documento CNPJ

Funcionalidades Principais

  1. Transferência Pix / Pagamento de Boleto
  2. Custos por Categoria
  3. Extrato / Exportar Extrato
  4. Gestão de Limites
  5. Devolução de Recebimento

Vídeo demonstrativo 

Obs.: todos os dados apresentados na gravação da tela e nos prints da interface são ilustrativos. Eles não representam nenhuma obra e conta real, muito menos cálculos e insights reais. Estão somente representando as informações das funcionalidades da conta.


❖ [Transferência Pix] [Pagamento de boleto]

Transação Boleto Transação (Chave PIX) Comprovante-1

O Pix foi lançado em 2020 no Brasil e é uma das funções mais fáceis e práticas para se realizar pagamentos. Na Conta Inteligente da Makasí não é diferente. Realizar transferências é simples: basta ter uma obra ativa na Makasí, solicitar a abertura da sua conta e seguir os passos do App Makasí.

Passos para realizar uma transferência Pix:

1. Início! Acessar sua Conta inteligente no App Makasí;
2. Selecionar o tipo de pagamento que deseja fazer;
      • Compra de materiais
      • Mão de Obra
      • Equipamentos e ferramentas
      • Transporte e frete
      • Prestadores de serviços
      • Comissões
      • Custos administrativos
      • Outros custos
3. Escolher o método de pagamento:
  • Chave Pix
  • Pix Copia e Cola
  • Ler QRCode Pix
  • Inserir Dados da Conta
  • Boleto
4. Indicar o dado do método selecionado;
5. Informar o valor a ser transferido;
  • [opcional] Adicionar descrição na transferência;
6. Digitar o token que a Makasí envia por sms;
7. Fim! Já pode visualizar seu comprovante e realizar uma nova transferência.

❖ [Custos por Categoria] 

Conta inteligente custos

O benefício de se realizar pagamentos pela Makasí é que ao realizar a transferência, a sua movimentação já é alocada para uma categoria de custo de forma automática. A categoria é uma identificação que auxiliará na administração do fluxo de dinheiro dentro da obra de acordo com o planejado no cronograma de custos. 

Categorias existentes:

  • Compra de materiais: 
  • Mão de Obra:
  • Equipamentos e ferramentas:
  • Transporte e frete:
  • Prestadores de serviços:
  • Comissões:
  • Custos administrativos:
  • Outros custos:

🔮 [futuro] Funcionalidade prevista no roadmap de produto da Makasí

 

Inteligência de categorização

Automação dos custos realizados vs. planejados de acordo com o planejamento de custos da obra.

Alocação dos custos de acordo com as tarefas da EAP.


❖ [Extrato] [Exportar extrato]

Extrato-1
O extrato nada mais é que a visualização de todas as suas transações em um único lugar. Para você obter maior facilidade e opções de importar em seu ERP, nós disponibilizamos a função de exportar o extrato nos seguintes formatos: PDF, OFX e CSV.


❖ [Gestão de Limites]

Conta inteligente limitess

Essa funcionalidade foi desenvolvida para entregar mais controle e segurança em suas transações instantâneas. Você poderá alterar os seus limites acessando-o através dos detalhes da conta (ícone de banco na parte superior).

  1. Acesse os detalhes da conta
  2. Clique nos Limites Pix
  3. Clique no botão verde lima ‘Alterar limite’
  4. Troque o valor desejado para em cada tipo desejado
    1. Período Diurno (diferente titularidade, mesma titularidade)
    2. Período Noturno (diferente titularidade, mesma titularidade)
  5. Finalize clicando em ‘Solicitar Alteração’
  6. E aguarde! 

Informações importantes:

  • Aumento de limite: para aumento de valores a solicitação é enviada para análise e pode levar até 48h para finalizar.
  • Redução de limite: redução de valores serão realizadas automaticamente.
  • Você receberá um e-mail de confirmação da sua solicitação.
  • E para consultar os limites, basta acessar a área de ‘Limites Pix’

❖ [Devolução de recebimento]

Detalhes da transação
Se em algum momento você notar que recebeu algum valor extra ou alguma transferência errada, fique tranquilo! A função ‘Devolver’ você encontra na parte inferior da tela do comprovante da transação. 
É fácil e rápido. Você pode devolver o valor integral ou parcial, de acordo com a necessidade.


Resolução de Problemas

⚠️ Problemas comuns

  1. Não estou conseguindo realizar um Pix. O que devo fazer?
    • Feche a tentativa da transação e aguarde alguns instantes para tentar novamente. 
    • Confira o seu saldo da conta para poder realizar o Pix.
    • Caso o erro persista, entre em contato com o time da Makasí.
  2. Não estou conseguindo acessar o App. O que devo fazer?
    • Deslogue e logue novamente no App Makasí para acessar novamente a Conta Inteligente.
    • Limpe o cache do seu navegador.
    • Verifique se o e-mail e/ou senha está correto.
    • Caso o erro persista, entre em contato com o time da Makasí.
  3. Está mostrando um erro na Conta Inteligente O que devo fazer?
    • Deslogue e logue novamente no App Makasí para acessar novamente a Conta Inteligente.
    • Recarregue a página que está utilizando.
    • Caso o erro persista, informe com detalhes a sua ação para que o time makasí possa auxiliar ou corrigir os erros.
  4. O token da transferência não está funcionando. O que devo fazer?
    • Solicite um novo token na página do token da transação.
    • Verifique qual o erro apresentado na página e siga as instruções dadas.
    • Caso o erro persista, entre em contato com o time da Makasí.
  5. Não estou recebendo o token da transferência. O que devo fazer?
    • Aguarde alguns instantes pois o token pode estar sendo gerado ainda. 
    • O token é enviado através de um contato aleatório, portanto verifique se foi feito algum bloqueio de contatos aleatórios.
    • Verifique se foi realizado o cadastro do seu número correto na Conta Inteligente.
    • Caso o erro persista, entre em contato com o time da Makasí.
  6. Não recebi o arquivo do extrato. O que devo fazer?
    • Verifique na sua caixa de spam do seu e-mail, na lixeira, em pastas que possam ter filtrado o e-mail.
    • Cadastre o e-mail no-reply@makasi.com.br da Makasí nos seus contatos seguros para que os e-mails não se percam.
    • Atualize a sua caixa de e-mail e/ou solicite novamente na sua Conta Inteligente.
    • Caso persista, entre em contato com o time da Makasí.

💬 Como entrar em contato com o suporte:

  • Chamados: help@makasi.hs-inbox.com 
  • Formulário para dúvidas: link aqui…
  • Chat da Conta Inteligente: círculo flutuante na lateral direita inferior da sua página.

⏰ Horários de atendimento:

Segunda a sexta das 9h às 18h
Sábado, domingo e feriados  a verificar.