O processo para tomada de crédito possui algumas etapas:
- Contato Inicial e Term Sheet: O cliente conversa com a Makasí para entender os detalhes e condições do crédito. A análise inicial de crédito leva em consideração informações do projeto, como VGV, unidades, custo de construção, despesas, financiamento ciclo-obra e prazo da operação. Após elaboração e aceite da proposta, é realizada assinatura do Term Sheet.
- Diligências Makasí e Qualificação Final: São coletados documentos para as diligências, que incluem análise técnica legal e comercial do projeto, e aspectos jurídicos do imóvel e tomadores. Esta etapa é muito importante para trazer segurança aos tomadores da viabilidade de seu projeto, bem como buscar soluções e orientações para qualquer questão que necessite ser regularizada antes de buscar uma aprovação do crédito. Nesta etapa, caso aplicável, iremos acompanhar o atingimento dos gatilhos da proposta de crédito, bem como acompanhar regularizações necessárias para viabilidade do projeto.
- Aprovação da Operação e Contrato de Gestão: Após conclusão das diligências e regularização de pendências, caso tenham sido aplicáveis, seguiremos com o Contrato de Gestão da Makasí e aprovação final da operação junto ao credor.
- Emissão do Crédito: Com tudo aprovado, o contrato de financiamento é assinado e registrado em cartório.
- Depois disso, o crédito fica liberado para o cliente utilizar e passa a ser acompanhado pelo time de execução do projeto.